Stephenie Meyer
Stephenie Meyer (nascida com o sobrenome Morgan, em 24 de dezembro de 1973) é uma autora estadunidense, conhecida pelos Best-sellers da série Twilight (Crepúsculo), que gira em torno da relação entre a jovem Bella Swan e um vampiro Edward Cullen.
Os livros da série Crepúsculo já venderam mais de 42 milhões de cópias em todo o mundo, com traduções em 37 línguas diferentes. A adaptação cinematográfica de Crepúsculo foi lançado nos Estados Unidos em 21 de novembro de 2008, no Brasil seu lançamento foi em 19 de dezembro.
Crepúsculo (Twilight nos EUA), é o seu primeiro romance. Depois da sua publicação, Stephenie foi escolhida como um das "novas autoras mais promissoras de 2005" pela a Publishers Weekly.
Saga Crepúsculo
Crepúsculo
Meyer diz que a ideia para Crepúsculo ocorreu para ela em um sonho em 2 de junho de 2003. O sonho era sobre uma garota, e um vampiro que estava apaixonado por ela, mas ele sentia desejo pelo sangue dela. Com base nesse sonho, Meyer escreveu a transcrição do que é agora o capítulo 13 do livro. Apesar de ter muito pouca experiência em escrita, em questão de três meses que ela havia transformado um vívido sonho em um romance concluído. Após redação e edição do romance, ela assinou um contrato de três livros com a Little Brown and Company por US$ 750.000. O livro foi lançado em 2005.
O livro chegou a 5º lugar na Lista de Best-sellers do The New York Times, e foi traduzido para mais de 20 línguas. No entanto, recepção crítica foi mista. Booklist escreveu: "Há algumas falhas aqui - uma trama que poderia ter sido enxugada, uma excessiva regulação sobre adjetivos e advérbios para reforçar o diálogo -, mas este romance cheio de mistérios se infiltra na alma.” Kirkus escreveu: "[Crepúsculo] está longe de ser perfeito: O retrato de Edward como o herói trágico monstruoso acaba-se Byronic - do estilo do Lorde Byron, triste e irônico -, e a apelação de Bella é baseada na mágica um pouco mais do que no caráter. Todavia, o retrato de amantes perigosos bate o ponto; os fãs do misterioso romance vão achar que é difícil resistir."
Stephenie Meyer foi acusada em sites e fóruns na Internet de ser racista (já que as únicas personagens que não são brancos são os índios da tribo Quileute, que são todos lobisomens e, ao contrário dos vampiros ultrabrancos que são superiores aos humanos, os lobisomens são inferiores aos humanos), e também psicólogos disseram que a obra descreve um romance doentio como sendo o relacionamento perfeito. Stephen King, autor de livros de terror e 3º escritor mais rico da atualidade, disse que "nada do que Stephenie Meyer escreve presta".
Histórias sequentes a Crepúsculo
Após o sucesso de Crepúsculo (2006), Meyer expandiu a história em uma série com mais três livros: New Moon (Lua Nova/2007), Eclipse (Eclipse/tempo indefenido), e Breaking Dawn (Amanhecer/2008). Na sua primeira semana após a publicação, a primeira sequela, Lua Nova, estreou em 5º lugar no New York Times Best Seller List for Children's Books e, em sua segunda semana subiu para a 1ª posição, onde permaneceu durante as próximas onze semanas. No total, o segundo livro esteve mais de 50 semanas no New York Times. Após o lançamento do Eclipse, o terceiro livro da saga de "Twilight", este esteve 143 semanas no New York Times Best Seller list. A quarta parcela da série, Breaking Dawn, foi lançada com uma tiragem inicial de 3,7 milhões de cópias. Mais de 1,3 milhões de exemplares foram vendidos no primeiro dia, estabelecendo um recorde no primeiro dia de vendas para o desempenho Hachette Book Group E.U.A.. O romance também ganhou seu primeiro British Book Award, apesar da concorrência com o livro de J.K.Rowling Os Contos de Beedle, O Bardo. A série como um todo, vendeu mais de 42 milhões de cópias mundialmente em 37 países.
Após a conclusão de Breaking Dawn, Meyer indicou que seria o último romance de ser contada a partir da perspectiva Bella Swan. Midnight Sun era para ser um novo companheiro para a série. Seria a relatação dos acontecimentos do romance Crepúsculo, mas a partir da perspectiva de Edward Cullen (em oposição a Bella Swan). Meyer teve a esperança de ter algum tempo Midnight Sun publicado pouco depois do lançamento do Breaking Dawn, mas após uma linha de fuga de um esboço dos seus primeiros 12 capítulos, Meyer optou por adiar o projeto indefinidamente. Além disso, uma vez que Meyer decidiu não prosseguir com livros relacionados com o Crepúsculo, devido à fuga de informação, ela colocou os 12 capítulos de Midnight Sun no seu website.
O Twilight Saga: The Official Guide, que dará mais informações sobre o mundo da série Crepúsculo, foi colocado para venda a 31 de Dezembro de 2008.
Obras
Série Crepúsculo (Twilight)
Crepúsculo (Twilight) (2005)
Lua Nova (New Moon) (2006)
Eclipse (Eclipse) (2007)
Amanhecer (Breaking Dawn)(2008)
Sol da Meia-Noite (Midnight Sun)(2009)
Bom o meu ver, meu não teve livro melhor para se ler do que essa saga... simplesmente alucinante, atraente e envolvente... Eu sou um dos leitores e posso afirmar que é bom, muito por sinal. Sim, há nele momentos que deliram o leitor a um sonho de relacionamento perfeito, mas nele há aquela imagem de que "nem tudo são flores". Bella também sofre por amor, entra em depressão, não evidenciada do livro, mas lógica para quem leu a trama. Ela se refugia no melhor amigo, o que nos casos não semelhantes, pois a trama é uma ficção, muitos dos que sofrem por amor, se refugiam nas amizades, no que os amigos podem nos propiciar... Bom é isso pessoal, as coisas são assim, é um sonho ter um amor perfeito, mas como disse Luis Fernando Veríssimo: "Enquanto não encontramos a pessoa certa, nos felicitamos com a errada."
YEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEAH!
Nenhum comentário:
Postar um comentário